sexta-feira, 11 de março de 2011

Camelot

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Drama, Fantasia
Produtores: Graham King, Morgan O'Sullivan e Michael Hirst
Elenco: Jamie Campbell Bower, Tamsin Egerton, Joseph Fiennes, Eva Green, Peter Mooney, Clive Standen e Philip Winchester
Data de estréia: 25/02/2011
Temporada:
Canal de exibição: Starz (EUA)
Dia e hora de exibição: sextas, às 22h

Que feio abandonar o blog! Mas estou aproveitando essa semana mais folgada para preparar alguns textos e deixar isso aqui em dia. Vamos ver até onde consigo ir antes das minhas provas. Então vamos lá!

Camelot estreiou para os fãs da história do Rei Arthur e seu fiel escudeiro Merlin. A BBC tem em sua grade de programação, já contando com a 3ª temporada, a série Merlin, que também narra as aventuras do, ainda príncipe, Arthur. Porém, em Camelot a narrativa segue outra linha, contando uma nova versão para a história, em que Arthur vive como um camponês sem saber que é filho do Rei Uther, já que foi entregue a seus pais adotivos por Merlin.

A série da BBC começou muito bem, porém acabou se tornando muito repetitiva. A 2ª temporada terminou de forma excelente, mas a volta não trouxe muitos avanços para a trama, dando voltas e voltas nas aventuras que Merlin enfrenta para salvar a vida de Arthur sem poder levar os créditos por isso, já que ninguém em Camelot pode saber que ele possui magia, algo que é punido com pena de morte em praça pública no reinado de Uther.

Mas então os americanos criaram a sua versão da história, e nos trouxeram um pouco de emoção, já que Uther não morre nunca na versão britânica, não deixando o pobre Arthur herdar logo o trono. E o que acontece já nos primeiros minutos da série americana? Morgana, a filha renegada por Uther por não ter aceito o novo casamento do pai com Igraine, mata o pai para conquistar o posto de Rainha, acreditando ser sua única filha legítima.

Acontece que Uther sempre foi apaixonado por Igraine, mas esta era casada com o seu maior inimigo, um Rei de outras terras. Para conseguir conquistá-la, ele pediu a Merlin, o feiticeiro do castelo, que transformasse suas feições para ficar como o marido de sua amada e assim desposá-la, além de colocar seus soldados para dentro do território inimigo a fim de acabar com aquele reinado. Seu plano foi um sucesso e dele resultou a gravidez de Igraine, que ficou sabendo de tudo depois da morte do ex-marido. Assim, para que conseguissem manter o segredo do ocorrido e não gerar nenhum conflito, Merlin aconselhou que o bebê de Igraine fosse entregue para um casal de camponeses que viviam em terras próximas e crescesse sem saber a verdade sobre sua vida, poupando-a dessa forma.

Para que Morgana não conseguisse ser bem sucedida em sua empreitada, Merlin foi atrás de Arthur para trazê-lo para o reino de Camelot e fazer com que assuma o trono, já que ele é homem e estes tem a preferência na sucessão real. É difícil explicar ao jovem que a vida que ele leva ali com seus pais não condiz bem com sua realidade, pois na verdade é um príncipe e poderia ter vivido algo completamente diferente.

Depois de muito relutar com a ideia de ir embora defender um reinado que provavelmente entrará em guerra pela descoberta de um herdeiro inesperado, aliado a falta de conhecimento de qualquer assunto ligado à nobreza e suas responsabilidades, Arthur decide seguir seu destino com Merlin, levando junto aquele que considerou ser seu irmão por toda vida.

Merlin os conduzem para o castelo de Camelot que já teve grande importância naquele reino, mas que hoje encontra-se abandonado. Lá já estavam todos os aliados de Uther que prometeram lealdade ao sucessor recém descoberto. Morgana não gostou nada do que lhe foi revelado, pois já tinha um plano de conquista de território com sua aliança maligna toda montada. Dessa forma, ela promete entrar em batalha contra Arthur caso este continue com esta ideia de governar no lugar que deveria ser dela de direito.

E nesse clima de batalhas e novas descobertas é que se desenvolverá a série, já começando com uma trama bem desenvolvida e abrindo espaço para muitas lutas e desavenças com proporções catastróficas. Já estou esperando pelo próximo episódio!

Promo da série:


Pontos fortes: A produção da série foi muito bem desenvolvida. Retratar épocas antigas não é assim tão fácil. É preciso ter cuidado com os menores detalhes, sem contar com os locais escolhidos, figurino, linguagem e cenário. O castelo abandonado é um luxo a parte e fico imaginando o que foi deste lugar em seus tempos de glória ou no que ele poderá se tornar caso Arthur tenha sucesso em seu reinado. Algo que me deixou empolgada foi ter sido criada outra produção “arthuriana” para dar continuidade ao seriado que eu tanto gosto, mas que resolveu empacar na história. Camelot é totalmente diferente de Merlin, porém as duas têm os seus encantos. É engraçado ficar comparando as duas séries, principalmente por eu estar acostumada em ver um Merlin bobão e um Arthur galã na versão britânica, e em Camelot isso ser o oposto. Mas vale a pena assistir as duas!

Pontos fracos: Essa já é uma história que vem sendo reinventada aos montes durante os anos. A renomada coleção de livro As Brumas de Avalon, o filme do Rei Arthur e a série Merlin são apenas poucos exemplos perto do que temos sobre a aventura do Rei, do feiticeiro Merlin e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Cada uma tem um enfoque diferente, mas mesmo assim continua tendo a mesma raiz. O que eu desejo saber é por quanto tempo Camelot conseguirá me agradar.

Avaliação pessoal da série (0-10): 8 pts, porque eu gosto das histórias do Rei Arthur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário