quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alphas


Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Ação, Ficção
Produtores: Zak Penn, Michael Karnow
Elenco: Ryan Cartwright, Azita Ghanizada, Laura Mennell, David Strathairn, Warren Christie, Malik Yoba
Data de estréia: 11/07/2011
Temporada: 1ª
Canal de exibição: SyFy
Dia e hora de exibição: segundas, às 22:00h

Numa mistura de X-Men com Heroes, Alphas chegou para ocupar o espaço vazio das séries de ficção ultimamente. A criação do canal SyFy traz em um piloto de 90 minutos a apresentação dos personagens que viverão a trama. Aparentemente são humanos normais, mas já de início percebemos que possuem algumas habilidades excepcionais. Nada de muito incrementado: capacidade de ouvir e enxergar maior que o normal, ótimos reflexos, força exacerbada em momentos de necessidade.

Os personagens são bem delineados e aquele que os controla, Dr. Rosen, uma espécie de professor Xavier, introduz todos na trama mostrando suas características e explicando que os denomina como “Alphas” dentre os humanos.

Nina tem a capacidade de convencer as pessoas a fazer aquilo que ela quer, como se houvesse hipnotizado o outro, mas seu poder é limitado e pode não funcionar com alguns. Bill é o cara que, quando precisa, consegue canalizar seus pensamentos para aumentar sua força. Rachel tem os sentidos aguçados, é extremamente sensível e quando está observando algo além das capacidades normais, entra em transe e seu foco fica inteiramente naquilo que deseja observar. Gary é o garoto com jeito de autista que capta as ondas eletromagnéticas e consegue ver todas as transmissões no ar, como se tivesse um computador invisível.

A grande questão da série é mostrar que algumas pessoas desconhecem sua condição de Alpha no mundo e acabam não usando ou não entendendo plenamente seus poderes, ficando muitas vezes deslocados. Dr. Rosen tem um trabalho de selecionar e ir em busca desses Alphas, a fim de aprimorar seus sentidos e também não deixar que eles caiam em mãos erradas, pois em toda história de mocinhos também temos os bandidos.

Promo da série:


Pontos fracos: Como em toda história de ficção, eu fico imaginando se o roteiro vai conseguir segurar as pontas em não viajar demais. Claro que nesse tipo de gênero as viagens são de praxe, mas há limite em tudo e deve haver cuidado para não se extrapolar. O exemplo mais visível de todos foi com Lost, uma das minhas séries favoritas, que lançou inúmeros conceitos, mas se perdeu em explicá-los.

Pontos fortes: A linearidade da história me impressionou. Todos os fatos foram bem desenvolvidos e os personagens bem ambientados e apresentados, não deixando dúvidas sobre o que será da trama e qual o propósito de cada um dentro do contexto. Acho que dá pra acontecer muita coisa legal com o que foi mostrado até agora e idéia em si é muito boa, apesar de um misto de coisas que já existem. Gostei bastante dos personagens e a ainda não me decidi bem pela história, mas acho que dá pra assistir mais uns capítulos antes de decidir se arquivo os Alphas ou se os acompanho.

Avaliação pessoal da série (0-10): 7 pts, pela cópia de X-Men.

Nenhum comentário:

Postar um comentário