quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Game of Thrones

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Drama, Fantasia
Produtores: Mark Huffam, Frank Doelger, David Benioff e D. B. Weiss
Elenco: Sean Bean, Peter Dinklage, Mark Anddy, Michelle Fairley, Lena Headey, Emilia Clarke, Harry Lloyd, Kit Harington, Sophie Turner, Maisie Williams, Richard Madden, Isaac Hempstead-Wright, Jack Gleeson
Data de estréia: 17/04/2011
Temporada: 1ª
Canal de exibição: HBO
Dia e hora de exibição: domingo, às 21:00 h
Para retornar em grande estilo, vou falar sobre essa produção fantástica que me envolveu tanto que fui atrás de ler o volume 1 (A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo) da saga de George R. R. Martin que inspirou a série.

Essa é uma história de lordes, soldados e assassinos, em um reino criado para ambientar a disputa ao trono real, uma batalha que quando é jogada, ganha-se ou morre, não existindo meio-termo. A série é fantástica pela quantidade de detalhes que possui, então fica difícil fazer um resumo de tudo. Vou falar um pouco de cada família envolvida na trama.

Das geladas terras do Norte, no reino de Winterfell, conhecemos a família Stark, que tem como chefe Lord Eddard. Ele é grande amigo do atual Rei Robert Baratheon, que tem como a um irmão e veio das longínquas e quentes terras do Sul apenas para oferecer pessoalmente a Ed o posto de mão do rei, o segundo cargo mais importante, conhecido pelo ditado “o Rei come e a Mão recolhe a merda”.

Ed não ficou nada feliz em ter que se mudar do Norte e deixar a esposa Catelyn e o filho mais velho Robb, o qual tomaria o comando do reino de Winterfell com apenas 14 anos, mas sabia que o Rei não aceitaria uma recusa e que veio de tão longe justamente para forçá-lo a se juntar a sua comitiva. Junto com ele, Ed levaria os outros filhos Sansa, que ficou prometida ao príncipe Joffrey; Arya, a garotinha que prefere espadas a agulhas; e Bran, o menino que tem a mania de escalar as torres de pedra do castelo com uma habilidade nunca antes vista. Jon, o filho bastardo de Ed e odiado por Catelyn, será mandado para um lugar conhecido como Muralha, a fortificação que foi construída com o intuito de proteger o reino das terras além-mar.

Cercei Lannister é a esposa do Rei Rob e aparentemente a maior vilã da história. A família Lannister é a mais rica de todo os Sete Reinos e o motivo pelo qual Robbert a tomou como Rainha. Ela possui dois irmão, o gêmeo Jaime, conhecido como o Regicida; e o anão Tyrion, que parece não carregar o gênio maldoso da família, mas é extremamente esperto e perspicaz. Assim, quando achamos que o inimigo está em terras distantes, o maior deles está dormindo ao lado. Cercei tem um caso secreto com seu irmão gêmeo Jaime, que é descoberto por Bran em uma de suas escaladas. Esse tipo de relação era comum em algumas famílias naquela época, uma forma de fazer com que o sangue da família continuasse puro, mas era algo que o Rei não poderia nunca saber. Assim, Jaime empurra Bran da janela com a intenção de matá-lo, porém o garoto entra apenas em um coma profundo, apagando junto com o segredo que carrega.

Do outro lado da história temos a destruída família Targaryen com Viserys e Daenerys, os últimos do sangue do dragão. Sua família foi destruída por Robbert, o qual tomou o trono para si numa batalha que acabou com todo o Reino do Dragão. Víserys, apesar de muito pequeno na época, tomou as dores para si e tem uma sede tão grande por vingança que muitas vezes o senso lhe foge, sendo capaz de vender a irmã para casar-se com Khal Drogo, o Rei dos Dothrakis, um povo selvagem e com costumes totalmente diferentes do que já se viu. Em troca, Víserys teria um exército para reconquistar todo o território, algo que poucos acreditam que acontecerá.

Grandes segredos serão revelados, trapaças, traições e tragédias irão rodear o destino dos Stark e seus aliados pela guerra dos tronos. Aqui a gente nunca sabe quem é aliado ou inimigo e ninguém nunca baixa a guarda nesse jogo de interesses sem fim.

Promo da série:


Pontos fracos: A história tem muito detalhes, se não ficar atento a todos os momentos, você pode se perder em algum ponto. Então nenhum episódio pode ser perdido. Muitos nomes, muitos reinos e muitas intrigas, mas assim que se ambientar, tudo valerá a pena. Isso realmente acontece com adaptações bem feitas, afinal o livro é sensacional e impecável e a série foi fiel a cada ponto traduzido pelo escritor. Fora isso, não há muito o que dizer, ainda mais porque eu adoro essas tramas épicas bem contadas.

Pontos fortes: Cenário, atores, personagens, trama, roteiro, tudo que eu conseguir citar aqui é forte na série. Extremamente bem adaptada, é envolvente e possui pontos surpreendentes, aquelas reviravoltas que a gente nunca espera que vai acontecer naquele momento. Comecei a ler o livro pra ter mais detalhes sobre a história e saber se a série estava sendo fiel, então a larguei um pouco para não pegar nenhum spoiler do final da temporada, mas até onde cheguei posso dizer que não faço idéia de qual será o destino dos personagens da história, já que a cada capítulo algum fato novo se revela pra mudar tudo. Vale a pena demais conferir!

Avaliação pessoal da série (0-10): 10 pts, por tudo que eu citei aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário