terça-feira, 7 de dezembro de 2010

The Defenders

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Drama e Comédia
Produtores: Carol Mendelsohn, Kevin Kennedy, Niels Mueller, Joe Gantz, Harry Gantz, Greg Walker
Elenco: Jim Belushi, Jerry O’Connell, Tanya Fisher e Jurnee Smollet
Data de estréia: 22/09/2010 (EUA) e prevista para estreiar em 2011 na RedeTv
Temporada:
Canal de exibição: CBS (EUA)
Dia e hora de exibição: quarta-feira, às 22:00hs (EUA)

The Defenders é uma série jurídica do estilo dramédia (drama + comédia) que é assim enquadrada por mesclar situações cômicas com o drama dos tribunais.

Nela, dois advogados, Nick Morelli e Pete Kaczmarek, possuem o escritório de advocacia Morelli & Kaczmarek (tadan!) onde irão pegar casos variados de clientes que pretendem defender com a alma, pela paixão pela justiça e pelas leis.

No mesmo escritório ainda trabalha Lisa Tyler, advogada recém formada. Para se enquadrar nesse mundo regido por regras próprias, tenta apagar seu passado como stripper, trabalho que teve de assumir para poder pagar a faculdade de Direito. Porém, pela sua dedicação e seriedade sabemos que isso não será um problema para ela. Temos também Zoe, a assistente do escritório, sempre entusiasmada para prestar ajuda e agradar aos chefes.

Os sócios do escritório possuem personalidades bem diferentes. Nick faz o papel do advogado honesto que se desdobra para resolver todos os casos que lhe são apresentados, independente se a causa é grande ou pequena. Na vida pessoal ele está passando por um momento difícil. Muito ligado à família, Nick está se divorciando da mulher, com a qual tem um filho e está tentando reconquistá-la.

Já Peter, que também é um apaixonado pelas leis, faz o estilo conquistador que só pensa em mulheres, carros e roupas caras. Extremamente espirituoso está do lado de seu sócio para ajudá-lo não só a vencer os casos que pegam, custe o que custar, mas também para prestar apoio moral na fase pela qual Nick passa.

Uma coisa legal era que a série foi criada a partir de dois advogados da vida real, em que os produtores de The Defenders fizeram um documentário sobre o trabalho dos profissionais acompanhando-os no dia a dia forense. Inicialmente a idéia era transformar o documentário em reality show, porém esta não foi bem aceita, propondo a CBS em transformá-la em uma série de ficção com adaptação dos casos verdadeiros defendidos pelos advogados.

Tenho assistido outras séries do gênero que são tão boas quanto The Defenders, mas muitas não estão tendo o mesmo sucesso que esta em seu início. The Whole Truth é um bom exemplo, pois começou muito bem, mas não conseguiu inovar, tornando seus episódios um pouco óbvios e sendo decretado seu cancelamento. Justice era uma que eu adorava que também foi cancelada e tinha um formato muito legal, pois só depois de julgado o caso é que o telespectador sabia se a sentença foi justa ou não a partir de um flashback reconstruindo a cena do crime. Qualquer dia faço uma coletânea para um post voltado para séries jurídicas.

Promo da 1ª temporada série:



Pontos fortes: Para mim, o melhor ponto da série é o fato de terem conseguido trazer um grande equilíbrio entre drama e humor, sendo a medida certa para uma boa trama. Eu, como futura jurista e apaixonada por séries de tribunais, tenho que afirmar que sou bem crítica com relação a elas. Na minha humilde opinião, o ponto chave foi não terem se apegado apenas à parte jurídica, dedicando como tema principal não só os problemas tragos pelos clientes e o que se passa no tribunal, mas também se preocupando em abordar os personagens, fazendo com que o espectador se interesse em saber mais sobre a vida de cada um.

Pontos fracos: Como toda série do tipo, às vezes ela se torna muito óbvia, sendo um tema já bem visto nessa categoria de programas. O drama também se acentua de forma demasiada em alguns momentos, dando um ar meio trágico e fugindo daquele suspense que é esperado se ver ao pegar para defender um caso aparentemente sem condições de resultar em absolvição do réu (já que a maioria das causas são criminais).

Avaliação pessoal da série (0-10): 7,5 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário