quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sherlock

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Ação
Produtores: Mark Gatiss, Steven Moffat, Beryl Vertue, Rebecca Eaton Masterpiece, Bethan Jones
Elenco: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Una Stubbs, Zoe Telford, Rupert Graves
Data de estréia: 25/07/2010
Temporada: 1a
Canal de exibição: BBC One (UK)
Dia e hora de exibição: temporada já concluída

Sherlock foi a série mais clichê que eu poderia conseguir encontrar. Mas de alguma forma ela também consegue ser brilhante! Apesar de retratar fielmente os casos de Sherlock Holmes apresentados na obra de Sir Arthur Conan Doyle, temos um toque moderno no seriado que conta com apenas 3 episódio com duração de cerca de 90 minutos cada.

E com muita alegria lhes anuncio que uma segunda temporada já está confirmada para 2011. Isso se deve ao fato do sucesso que foi a série na Inglaterra, tendo garantido boa audiência na sua curta duração. O porque de uma temporada tão curta eu não sei explicar. Só sei que pelo que já assisti de séries britânicas, eles não me parecem gostar muito de histórias prolongadas. Bom para mim, que acho que isso trás um toque especial para os episódios, ainda mais numa série rodeada de tantos mistérios como Sherlock Holmes.

No primeiro episódio, inicialmente somos apresentados a Watson, que ainda faz papel de um médico recém-chegado de uma guerra no Afeganistão, fato que o leva a fazer terapia. Ao encontrar com um antigo colega da faculdade, indaga sobre a dificuldade de se encontrar alguém para dividir um apartamento em Londres e eis que tal colega o leva até Sherlock, que também o indagou sobre o mesmo fato. E assim eles são apresentados e levados ao apartamento de número 221B na Baker Street.

Ao se conhecerem Sherlock exibe suas habilidades dedutivas ao descrever a vida de Watson em uma mera observação que fez. Ainda meio intrigado com o jeito do novo companheiro, Watson se vê fascinado com a mente brilhante deste sociopata altamente funcional.

Até aqui nenhuma novidade. Mas como disse, a série tem um ar moderno, pois se passa na Londres dos dias de hoje, e Sherlock abusa de celulares, mensagens de texto (seu meio de comunicação preferido), Google Maps, GPS, notebooks etc, e Watson não tem mais um diário, e sim um blog na intenet, que foi realmente publicado e está aqui para aqueles que se interessarem e souberem um pouco de inglês.

O caso do primeiro episódio é intitulado de “Um Estudo em Rosa” (“A Study in Pink”), fazendo referência à primeira aventura de Sherlock, “Um Estudo em Vermelho”. Assim, temos um caso de um assassinato em série que leva todos a pensarem ser um suicídio coletivo, menos Sherlock que se intriga com as falhas do suposto serial killer.

Após a polícia não conseguir nenhum avanço nas buscas e já contando com o quarto caso semelhante, o Inspetor Lestrade resolve ir atrás dos atributos do nosso personagem principal, pessoa com a qual não possui simpatia, mas reconhece seu talento e que sua ajuda será necessária para se evitar maiores danos. Abusando de sua capacidade de observação, Sherlock trás Watson consigo para ampará-lo na solução deste mistério que conta com poucas pistas.

Promo da série:


Pontos fortes: Os dois protagonistas possuem uma química que abrilhanta a série. O ator que interpreta Sherlock é incrível, tendo conseguido incorporar muito bem o personagem. Eu sou apaixonada pelo estilo britânico e charme que tudo dessas bandas passa, então essa série para mim foi encantadora, ainda mais por conseguir trazer ação, drama e humor na medida certa. A série, aparentemente, está reproduzindo muito bem as histórias desse detetive com tendências sociopatas apesar do toque moderno, que caiu muito bem ao conseguir enquadrar as aventuras no contexto atual. Agora é só esperar pela próxima temporada!


Pontos fracos: Eu acho que o ponto fraco foi a série ser tão curtinha. Os três episódios nos fazem querer mais, por mais que sejam episódios longos, que é algo que eu não gosto, pois se torna muito cansativo, se tornando quase um filme composto de três partes. Poderiam ser 6 episódios de 45 minutos cada, como as séries em geral. Assim, acho que aumentaria ainda mais o ar de mistério que tem a trama, mesmo esta contando com uma boa linearidade na apresentação dos fatos. Eu não sou muito de me empolgar com séries logo no primeiro capítulo, mas esta teve algo de especial que me prendeu e que me faz aconselhar a todos que gostarem das histórias de Sherlock Holmes, e também aos que se interessarem, a assistir.

Avaliação pessoal da série (0-10): 8 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário