sábado, 4 de dezembro de 2010

Outsourced

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Comédia
Produção: Kwapis, Robert Borden, Victor Nelli Jr., Tom Gorai e David Skinner
Elenco: Ben Rappaport, Rizwan Manji, Parvesh Cheena, Rebecca Hazlewood
Data de estréia: 23/09/2010 nos EUA, sem previsão para o Brasil
Temporada:
Canal de exibição: NBC
Dia e hora de exibição: quinta-feira, às 21:30h

Outsourced é a história de Todd Dempsy, que ao retornar ao seu local de trabalho após uma temporada de cursos de especialização para ser o gerente do setor em que trabalha, descobre que o callcenter que iria gerenciar da empresa Mid America Novelties foi terceirizado na Índia e que estava sendo transferido para este país de cultura tão diversa da sua.

Pego de surpresa e para não perder o emprego, ele aceita a proposta e embarca nessa nova aventura. A princípio pode parecer que esta série tem um cunho um pouco racista, mas esta é só uma primeira impressão. Como qualquer outra série voltada para a comédia, as piadas e a forma como é focado o humor às vezes podem soar um pouco forçado, o que não tira seu ar cômico.

Os episódios se passam em um centro empresarial em que fica a central de callcenter e algumas empresas internacionais que resolveram terceirizar seu serviço na Índia. Outros personagens são apresentados e cada um possui um estereótipo facilmente detectável.

A Mid America Novelties é uma empresa que vende através de catálogos objetos de grande utilidade, uma espécie de produtos "xing-ling" americano, como carteira feita de bacon, almofadas barulhentas, canecas em formato de vaso sanitário e brinquedos para fazer pegadinhas com os amigos. O objetivo de Todd é fazer com que sua equipe conheça melhor a cultura americana para poder entender a razão de vender tais objetos, trazendo para a comédia não só os costumes indianos como também os americanos.

Um dos personagens de destaque é Rajiv, o subgerente do callcenter que deseja o cargo de Todd de qualquer maneira para poder se casar e sair da casa dos pais. Gupta é outro, um indiano que fala pelos cotovelos e socialmente rejeitado pela mania de repetir suas entediantes e intermináveis histórias. Manmeet é o que se mostra muito interessado na cultura americana e, por isso, se aproxima mais de Todd na central. Asha é a indiana bonita e esperta que vai despertar os olhares de Todd. Madhuri é a moça de casta inferior que foi contratada por Rajiv para ser despedida por Todd para que ele possa demonstrar sua superioridade. O fato dela ser de uma casta inferior faz com que ela não fale perto dos outros e demonstre uma timidez extrema, característica que se mostra engraçada nas diversidades do dia a dia de um callcenter.

Vídeo sobre a série:




Pontos fortes: A série é engraçada e a questão da diversidade cultural trás bastante risadas. Cada personagem possui uma personalidade totalmente diferente do outro, uma característica que me fez apegar a séries como Friends, Modern Family e The Office. Os episódios tem a duração de cerca de 21 minutos, o que eu também considero ser um ponto forte para uma série de comédia, já que episódios mais extensos seriam um pouco desgastantes.

Pontos fracos: O fato de cada personagem possuir sua personalidade pode ser algo que dê muito certo ou muito errado numa série desse gênero, pois as piadas voltadas para ele podem ficar muito repetitivas, bem como a proposta de fazer comédia com a diversidade cultural. A série não rendeu a audiência esperada para a sua estreia, mas vem conquistando o público.

Avaliação pessoal da série (0-10): 7pts 

Nenhum comentário:

Postar um comentário