sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Glee


Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Comédia Musical
Produtores: Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan
Elenco: Matthew Morrison, Lea Michele, Cory Monteith, Jayma Mays, Jane Lynch
Temporada:
Data de estréia: 19/05/2009 (EUA) e 18/11/2009 (BR)
Canal de exibição: Fox
Dia e hora de exibição: terças, às 20:00h (EUA) e quartas, às 22:00h (BR)



Will é o professor de espanhol da escola William McKinley que é apaixonado por lecionar. Ao saber que o coordenador do Glee Club, o clube de coral da escola que já foi extremamente bem sucedido no passado, foi demitido, prontamente propõe ao diretor continuar a coordenação, assumindo a responsabilidade de reerguer o clube, o qual é estigmatizado e referenciado como de baixa popularidade. Para isso, Will sabe que terá um árduo trabalho pela frente e que deverá criar uma estratégia para conseguir atrair alunos populares ao Glee e convencê-los de que o clube é uma proposta legal.

Para reerguer o coral, que está totalmente sem orçamento, Will deve vencer o campeonato regional de corais, pois só assim conseguirá verba para continuar funcionando. Ocorre que ao assistir uma apresentação do coral vencedor do último regional, ele se dá conta de que sua tarefa é praticamente impossível, ainda mais quando recebe a notícia de que sua esposa está grávida e que terá que sair da William McKinley para procurar um emprego como administrador de escolas para poder ganhar mais, se adequando aos gastos do novo membro que integrará sua família.

A série começa mostrando os distintos grupos do colegial: as lideres de torcida, que possuem uma treinadora neurótica; o time de futebol, com os meninos que adoram sacanear os menos populares; e os que formarão o coral.

Quando Will abre as inscrições para o Glee Club, se inscrevem Arty, Tina, Mercedes, Kurt e Rachel. Finn é convencido a entrar no clube posteriormente por Will, que teve de se utilizar de artimanhas nada convencionais para isso.

Rachel é filha de pais homossexuais que escolheram uma mulher para tê-la baseados na inteligência e beleza que queriam para a filha. Com isso, Rachel cresceu não aceitando ser pior do que ninguém, sendo egocêntrica e perfeccionista, mas vive em busca da popularidade, pois mesmo sendo uma garota bonita, a maioria a considera estranha.

Finn é o astro do time de futebol americano que namora a líder de torcida Quinn. Ele foi compelido a entrar no clube de coral por Will, que descobriu seu talento quando o ouviu cantando no vestiário. O professor queria alguém com a popularidade de Finn, mas para convencê-lo a fazer parte do coral, teve de fingir que encontrou maconha no armário do aluno e que se não entrasse para o clube, seria obrigado a expulsá-lo do time de futebol, além de constar o fato na sua ficha escolar. Finn é filho de mãe solteira e vive para agradá-la, então com medo de decepcioná-la acaba aceitando integrar o grupo, mesmo que com isso sua popularidade despenque um pouco.

Kurt é o soprano do coral. Com 16 anos, órfão de mãe, é homossexual assumido, fato que faz com que sua vida seja um inferno no colegial, pois é perseguido pelos garotos populares.

Esses são os personagens com mais destaques no 1º episódio, qualquer coisa a mais que eu possa falar, virá com spoilers. Nos próximos episódios outros personagens vão ganhando espaço e se mostrando importantes na trama, como a namorada de Finn, seu melhor amigo Puck e os outros integrantes do coral, além dos professores que se envolvem com o clube de coral.


Promo 1ª temporada:


Pontos fortes: Com boa produção, a série conta com ótima atuação dos personagens e um cenário divertido. O espectador consegue se interessar pela vida de cada um dos personagens, que são tão diferentes e possuem histórias muito boas. A série possui um bom repertório e fica a frente de musicais adolescentes como High School Musical, que eu particularmente não gostei. Vou assumir que tinha um certo receio de assistir, pelo contexto ser parecido com o filme aqui citado, mas me surpreendi pela boa história e seus participantes.

Pontos fracos: Ser um musical pode ser um ponto bom e um ponto ruim também, pois ao focar nesse aspecto a série pode deixar a desejar em alguns pontos e tornar-se muito entediante. Mas o primeiro episódio passa uma imagem boa do que a série pode oferecer. Acredito que apenas aqueles que não se interessam por programas desse estilo, com música e um enredo com histórias às vezes mais voltadas para adolescentes, é que não irão se identificar, mesmo podendo ter uma boa surpresa.

Avaliação pessoal da série (0-10): 8 pts

Promo 2ª temporada (Não assista se não quiser spoiler, pois muita coisa mudou)

Nenhum comentário:

Postar um comentário