quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Skyline - A Invasão

Informações técnicas
Categoria: Filme
Gênero: Ficção Científica, Suspense e Ação
Produtores: Colin Strause e Greg Strause
Elenco: Eric Balfour, Scottie Thompson, Brittany Daniel, Crystal Reed, Neil Hopkins
Data de estréia: 03/12/2010


Essa semana eu fui assistir ao filme em questão e já no meio dele me peguei pensando em escrever sobre isso. Mais a frente ficará claro porque fugi um pouco dos seriados e fui para a crítica dessa película cinematográfica.

O filme se trata de uma invasão alienígena em Los Angeles sob o ponto de vista de um grupo de sobreviventes. O tema já foi muito abordado em várias histórias, sejam elas cinematográficas, televisivas ou literárias. Também pudera. Como não ficar fascinado com o tema? Ao menos essa que vos fala sempre se indagou sobre a existência de vida extraterrestre. Não estou falando de ET’s, verdinhos, com anteninhas, seguido de todo aquele estereótipo criado para tais criaturas, mas sim de vida, uni ou pluricelular fora do planeta Terra. Que hipocrisia e egoísmo o nosso de achar que na vastidão do universo somos os únicos a ter vida.

Ok, de volta ao assunto. Sou uma pessoa dotada de uma imaginação filosófica, tenho de me policiar para manter o foco.

Então, no filme, um jovem casal de namorados, Jordan e Elaine, vão para Los Angeles a fim de visitar um amigo de infância de Jordan que estava a fazer aniversário. Eles eram amigos de infância e se separaram porque Terry ascendeu financeiramente com seu trabalho, conquistando muito luxo e dinheiro. Muito feliz com a visita do amigo, Terry resolve dar uma festa para comemorar.

Após a festa, enquanto todos estavam dormindo, Elaine acorda sentindo enjôos, conseqüência de uma gravidez recém descoberta, e ao retornar do banheiro vê uma luz muito intensa e azul, seguida de um terremoto. Assustada, ela chama pelo namorado, momento no qual eles ouvem um grito vindo da sala. Indo até lá, a assessora de Terry estava aos pranto pois um amigo deles tinha desaparecido ao fixar o olhar na luz azul. Ao tentar ver para onde o homem poderia ter ido, Jordan também começa a ser chamado para o centro da luz.

Nisso, ao perceber a confusão, chega Terry que pega o amigo a tempo de ir pela janela. Quando enfim conseguiram olhar para fora, se deparam com várias naves gigantescas no centro de LA e muitas outras menores circulando e abduzindo pessoas. A destruição era grande e dessa forma começa a corrida em busca de sobreviver a esses seres que visivelmente não estão em missão de paz.

Vou tentar não dar muito spoiler, mas sim fazer uma crítica, deixando bem claro que essa é a minha opinião. Podem concordar ou não, mas aconselho assistir antes de poder também opinar.

O filme começa a ficar por deveras engraçado com a atuação pífia de um dos sobreviventes. Ao invés de drama, ele conseguiu dar um ar cômico às cenas mais trágicas da trama. Os efeitos especiais foram muito bem produzidos, mas como me foi lembrado pelo namorado, hoje em dia a computação gráfica é quem comanda tais efeitos. De qualquer forma eles tem de ser bem produzidos, e assim o foram.

O roteiro tinha tudo pra dar uma boa história, porém o final foi catastroficamente ruim para mim. Por mais que seja um tema já bem explorado, as possibilidades e combinações para render uma boa história são inúmeras, e este filme deixou muito a desejar no quesito emoção, podendo ser até que inovou na originalidade e na coragem de ter posto o que ocorreu como o fim.

Ouvi especulações sobre este ser o primeiro de uma saga, e digo que o seu desfecho dá entrada para uma continuação. Mas acho que a ideia não será bem aceita, por ter tido uma produção fraca. Os atores, nem se falam. Todos desconhecidos, o que não quer dizer nada. Porém, um deles sempre me fazia rir todas as vezes que aparecia com sua atuação, quebrando a seriedade da situação. Não tem como descrever, só assistindo para tirar suas conclusões.

Trailer do filme:


Pontos fortes: O roteiro, sem dúvida, teve um bom início. Seu desenrolar que deixou muito a desejar. Os efeitos especiais foram o que salvaram o filme.

Pontos fracos: Os atores tiveram uma atuação que ao meu ver foi muito forçada, gerando uma dramédia desproposital. O final foi drástico, só assistindo para poder entender o que quero dizer.

Avaliação pessoal do filme (0-10): 5 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário