terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Episodes

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Comédia
Produtores: David Crane, Jeffrey Klarik, Jimmy Mullvile
Elenco: Matt LeBlanc, Tamsin Grieg, Stephen Mangan, John Pankow, Kathleen Rose Perkins, Mircea Monroe
Data de estréia: 09/01/2011 (EUA)
Temporada: 1a
Canal de exibição: Showtime (EUA)
Dia e hora de exibição: domingo, às 21:30h

Episodes foi uma das estreias de 2011 que eu estava ansiosamente aguardando. Essa é a série de TV que traz Matt LeBlanc, o eterno Joey de Friends, como protagonista. Aqui ele interpretará ele mesmo, o Matt, em busca de um papel em um seriado de TV, algo que me lembra demais o próprio papel do Joey e do seriado homônimo que seu personagem ganhou após o término de Friends.

Friends foi um seriado épico e que será eternamente consagrado. Eu comecei a me interessar em seriados a partir desse programa e aposto que muitas pessoas também. Só que após 10 anos de produção, que não deveriam ter chegado ao fim, os atores ficaram muito marcados por seus papéis na trama, tendo praticamente encarnado em seus personagens, e todos nós sabemos o quanto é difícil retirar esse rótulo depois de tanto tempo em um mesmo projeto.


Acho que esse foi o motivo de Jennifer Aniston conseguir maior sucesso no final do programa, já que está a estrelar diversos filmes de comédia romântica, algo não muito diferente do seu papel de Rachel. Já os demais seguiram outros caminhos pós-Friends sendo que nem todos obtiveram muito sucesso. David Schwimmer dublou a girafa Melman em Madagascar, Lisa Kudrow está atualmente fazendo Web Therapy, Courtney Cox está atuando em Cougar Town, e Matthew Perry, depois de algumas tentativas, voltará as telas com o seriado Mr. Sunshine, que também estou aguardando a estreia nesse mês de janeiro.

Mas estou aqui pra falar da série de Matt, e tenho tanto a falar sobre ela que nada melhor do que começar com uma sinopse para explicar a história. Então vamos.

Episodes conta a história de um casal de roteiristas britânicos, Sean e Beverly, que possuem uma série de comédia extremamente aclamada na Inglaterra, que já está no ar por 4 anos e que já recebeu diversos prêmios. A série deles se chama Lyman's Boys, sobre um diretor de uma escola que se vê em meio a diversas situações engraçadas no dia a dia de sua profissão. Em uma dessas premiações o casal é abordado por um dono de uma emissora americana, Merc Lapidus, que deseja fazer uma adaptação do seriado para o seu canal e convida o casal a ir morar em Los Angeles, a fim de trabalharem juntos.

Como os seriados americanos são bem consagrados pela produção, aliado ao fato de que Merc é muito famoso no ramo e mostra muita vontade em adquirir a série, se apresentando como um grande fã do casal, eles ficam receosos, mas muito empolgados com a ideia de fazer sucesso nos EUA, e após avaliarem um pouco acabam aceitando a proposta e a mudança para LA.

Acontece que em sua primeira reunião com os assistentes de Merc, eles já começam a ter más surpresas, começando pela descoberta de que Merc sequer assistiu um episódio de Lyman's Boys, não conhecendo nenhum de seus personagens e desejando fazer um teste de elenco para uma provável mudança no mesmo. O canal deseja tirar do papel principal como o diretor da escola o amigo do casal, Julian, ideia que não é não é bem recepcionada por eles. E a proposta deles de ator para integrar o elenco é ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Matt LeBlanc, interpretando ele mesmo na série.

Ele não tem nada a ver com o estereótipo do personagem original e ele mesmo enxerga isso no início. Mas estão lhe oferecendo muito dinheiro pelo trabalho, e ser protagonista de uma série de sucesso não lhe soa nada mal, ainda mais porque está precisando de dinheiro para comprar um restaurante, algo que ele considera um bom investimento. Então, assim começa a série de confusões que o ator criará para o casal Sean e Beverly a fim de moldar a produção a sua vontade e adequar mais o personagem ao seu jeito.

Quando o casal nota que eles se meteram em uma cilada, já não há mais volta para a decisão deles de se mudarem para LA, e isso faz a vida deles dar uma reviravolta e a passarem por muita raiva com os obstáculos criados por toda a equipe de Merc em volta da produção de Lyman's Boys. E após uma coisa dar errado, a maré de azar vira um círculo vicioso onde as pequenas coisas que antes passavam despercebidas, agora são motivo para muitas brigas e descontrole emocional, como o simples fato do porteiro sempre esquecer de quem eles são, ou da porta da frente da casa em que estão morando sempre sinalizar quando foi aberta. E em meio às confusões que eles são obrigados a se sujeitarem é que a trama vai se desenvolvendo, contando com 2 episódios disponíveis.

Promo da série:


Pontos fortes: Eu assisti os dois episódios e posso falar que Matt LeBlanc continua com seu charme. É inegável a ideia de que ele é um bom ator e que a proposta dos criadores de Friends, os mesmos produtores de Episodes, é muito boa e original e pode ser bem desenvolvida. Mas como a série ainda está muito recente, ainda tem muito a ser visto. Acontece que as expectativas são altas, por ter sido um seriado muito aguardado pela volta de Matt, e isso pode acabar causando uma frustração a algumas pessoas.

Pontos fracos: Sei que a série ainda está no início, mas um bom começo é essencial para uma série de comédia e esta não se mostrou como uma das mais engraçadas. Na verdade, fiquei até procurando os momentos realmente engraçados, que podemos contar nos dedos. Claro que essas não são séries que você fica até com dor na barriga de tanto rir, mas deve haver pelo menos aquele ar de descontração. Os dois primeiros episódios ficaram divagando sobre o dilema de Sean e Beverly nesse trabalho que aceitaram de trazer o seriado para os EUA e acabou por ficar um pouco na enrolação. Não sei que rumo o seriado vai tomar, mas não sei se terei animo para continuar assistindo. Talvez pela credibilidade do ator eu ainda insista nisso, quem sabe.

Avaliação pessoal da série (0-10): 5 pts, pela ideia original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário