sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Shameless

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Drama, Comédia
Produtores: John Wells e Paul Abbott
Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Justin Chatwin, Ethan Cutkosky, Shanola Hampton, Steve Howey, Emma Kenney, Cameron Monaghan, Jeremy Allen White eLaura Slade Wiggins
Data de estréia: 09/01/2011 (EUA)
Temporada: 1a (EUA)
Canal de exibição: Showtime (EUA)
Dia e hora de exibição: domingo, às 22:00h

Este é um remake de uma série inglesa de mesmo nome que é um tremendo sucesso na terra no Reino Unido e que está no ar desde 2004. Por este motivo, foi levada aos EUA como uma aposta de produção da Showtime.

Shameless conta a história da decadente família Gallagher, composta pelo pai alcoólatra e seus seis filhos. Não dá pra entender se todos eles são da mesma mulher, mas pelo biotipo de cada um, acho que não deve ser. O que ficou implícito na história é que a ex-esposa de Frank, o pai, o trocou por outra mulher.

A sorte de Frank é poder contar com Fiona, sua filha mais velha e a única que parece ter algo na cabeça. Eles formam uma família pobre e que passa por diversas dificuldades agravadas com a crise do país. Fiona tem 18 anos e é quem toma conta de todos os irmãos, trabalha para ajudar sustentá-los e ainda tem que aturar seu pai sendo levado pela polícia em casa todos os dias por estar desmaiado de tão bêbado. É ela quem faz a comida, lava, passa, arruma a casa e ainda tem que arranjar tempo para ter uma vida social. Mas ela também não é nada santa e apronta as suas estripulias.

Essa é uma família que tenta sobreviver de alguma forma as adversidades da vida. Frank aparece são apenas uma vezes durante o primeiro episódio, onde tenta descrever seus filhos da sua maneira. Fiona já foi apresentada, agora vou fazer um breve resumo sobre seus outros cinco filhos e seus dois vizinhos, que do jeito que são, parecem fazer parte da família também.

Lip é o nerd que não segue o estereótipo da classe. Ele sabe tudo sobre física e gosta de ensinar para ganhar dinheiro (as vezes, pelos motivos errados). Ele vê na física uma forma de descontração e de sair do pesadelo que as vezes é o seu dia a dia. Assim como seus outros irmãos, também enfrenta problemas com a polícia, mas mais por molecagem do que por coisas sérias. Outro problema que lhe foi apresentado, é a descoberta de que seu irmão Ian é homossexual. Ian tenta esconder isso da família, mas Lip acaba por descobrir seu segredo por um acaso. Ele estuda em uma escola militar e deseja ser paraquedista. Apesar de não ter gostado da ideia, Lip acaba apoiando o irmão por imaginar as dificuldades que deve ter passado.

Debbie é a preocupada com as causas sociais. Ela vive juntando moedinhas para doar para os projetos que existem por ai, sejam eles de crianças carentes, contra a fome, contra a devastação ou qualquer outra causa digna. Carl foi apresentado como o “amante” dos animais, que adora pegar gatos e colocar fogo neles. Liam é o último, o caçula da casa que é ainda é um bebê, fazendo com que Fiona tenha que carregá-lo para todos os lugares durante o dia quando não consegue alguém para tomar conta dele. Os vizinhos dos Galleghers, Veronica e Kev, parece que terão destaque na família também, por se encontrarem sempre presentes na casa da família e no cotidiano deles.

Ainda no primeiro episódio, Fiona irá conhecer Steve, que passará uma impressão de alguém que vive num mundo completamente diferente do de Fiona. Ele se mostra apaixonado por ela e disposto a fazer qualquer coisa para entrar nessa vida maluca que a mulher que ele escolheu tem. Fiona reluta contra a ideia, mas acaba gostando de Steve, e tem muitas surpresas com ele. Ele parece que também terá um papel importante dentro da família Gallegher.

Acho que será nas situações que os Galleghers enfrentarão que se desenvolverá a série, mostrando a forma como eles superam as suas dificuldades e a pobreza, nunca deixando o humor de lado. Mesmo sendo uma vida complicada, eles não deixam de passar por raros, mas bons, momentos como uma família de verdade. Eu não assisti à série original, mas pelo que sei até agora do remake, este parece ser uma cópia praticamente fiel. O canal I.Sat exibe a versão britânica do seriado, estando no ar a sétima temporada, que passa todos os domingos, meia-noite. Aos que se interessarem, mais informações sobre isso aqui.

Promo da série:


Pontos fortes: Eu não consegui entender direito o foco da série, não consigo dizer qual o ponto forte dela. Assisti ao piloto inteiro e mesmo tendo uma hora e meia de duração, a ideia central ainda ficou meio inconclusiva, não tendo como se ter uma opinião formada sobre o que será do seriado. Esse também não é muito meu estilo, mas pode haver quem goste. A família é uma incógnita, e o fato de querer tentar entender o que se passa entre eles deve ter sido o motivo que me prendeu o episódio todo. Acho que vou arriscar assistir a mais um episódio, pela fama conquistada no Reino Unido. Não consigo ver uma série que esteja durando 8 temporadas e que não tenha algo de positivo em algum momento.

Pontos fracos: Ouvi dizer que a série segue o estilo dramédia, porém a comédia deve estar bem oculta na história de Shameless, isso se não estiverem falando de humor negro, pois mais trágica do que a vida da família Gallegher é impossível. A primeira impressão que tive sobre Shameless foi que essa era uma série mais parecida com novela da globo, daquelas que passam fora do horário nobre. O primeiro episódio teve a duração de 1h e meia, e como já disse, mesmo assim não ficou bem definido o enredo da série e o que podemos esperar dela. Não sei se esse formato agradaria muito o público americano. Não me recordo de séries com tal enredo que tenham feito muito sucesso por lá. Isso tem mais cara de dramalhão de novela brasileira. Sem querer desmerecer, claro. Apesar de não gostar de novelas, eu tenho que concordar que existem boas tramas produzidas aqui no Brasil.

Avaliação pessoal da série (0-10): 6 pts, por ter sido envolvente ao ponto de ter conseguido assistir ao piloto por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário