terça-feira, 18 de janeiro de 2011

V (The Visitors)

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Drama, Ficção, Suspense
Produtores: Scott Peters, Steve Pearlman e Jace Hall
Elenco: Elizabeth Mitchell, Morris Chestnut, Joel Gretsch, Louders Benedicto, Logan Huffman, Laura Vandervoort, Morena Baccarin e Scott Wolf.
Temporada:
Data de estréia: 03/11/2009 (EUA) e 06/04/2010 (BR)
Canal de exibição: ABC (EUA) e Warner (BR)
Dia e hora de exibição: terça-feira, às 22:00h (BR) e às 21:00h (EUA)

Com essa onda de estréias, muitas séries boas estão sendo reveladas. Mas não podemos esquecer daquelas que já existem e que são um sucesso. Hoje eu fui baixar o novo episódio de V e percebi que ainda não tinha falado sobre ela aqui. Então vou deixar pra comentar sobre uma nova série amanhã, já que não podia me esquecer desse brilhante remake, algo que está em alta ultimamente.

A minissérie homônima de grande sucesso da década de 80, contava a história de seres extraterrestres que vieram à Terra para compartilhar seus avanços tecnológicos, dizendo estarem em missão de paz. Alguns membros do elenco da minissérie original irão fazer participações no remake no decorrer da série.

V traz a narrativa de uma espécie evoluída de alienígenas que pousam suas naves em 29 cidades espalhadas pelo mundo e que se intitulam de “Visitantes” ou “V’s”. Eles possuem aparência humana, e esse fato é o que mais surpreende a todos, que geralmente viram os alienígenas serem representados por aquele ser verde e repulsivo. Sua líder é Anna, que conta com uma incrível aparência e feições indecifráveis em que não conseguimos distinguir qualquer tipo de emoção que possa ter. Assim que posicionam as naves, Anna manda uma mensagem para os terráqueos, explicando que seu povo veio em missão de paz e que desejam compartilhar seus avanços tecnológicos e medicinais para a melhoria de vida na terra.

Mas como diria aquele velho ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. E não deixaria de ser assim. Muitos ficaram fascinados com a chegada dos Visitantes e acham que eles terão muito a contribuir, mas um pequeno grupo começa a se questionar sobre quem realmente são os V’s e o que estão fazendo aqui na terra. Porque eles viriam do nada, sem querer nada em troca? Será que realmente estão em missão de paz?

E assim, descobrimos a existência de um grupo denominado “Quinta Coluna”, um movimento de resistência que sabe da verdadeira intenção dos aparentemente inofensivos visitantes. O que eles querem é dominar a Terra, e o plano já está em andamento. Já existiam V’s infiltrados em diversos lugares por aqui antes da chegada das naves, os quais passavam informações ao seu povo sobre a vida em nosso planeta.

A personagem central da trama é Erica Evans, uma agente do FBI que trabalha no departamento antiterrorismo e que não está muito satisfeita com a explicação dada pelos V’s sobre suas intenções. Ela é mãe de Tyler, um adolescente que se interessou demais pela chegada dos visitantes e que acabou se envolvendo, tornando-se um “Embaixador da Paz”, órgão criado pelos V’s para difundir sua cultura e missão de paz aqui na terra. Ele também se interessa por Lisa, a filha da líder Anna e terão um relacionamento amoroso.

Ryan Nichols é um dos visitantes que já se encontrava infiltrado na terra, mas que acabou desenvolvendo sentimentos humanos, coisa que os V’s não possuem, e se tornou um fugitivo, criando laços afetivos e criando para si uma vida normal. Seu maior problema é esconder sua identidade alienígena de sua namorada Valerie, com quem mora.

Padre Jack também não se contentou com a presença dos V’s na terra e foi em busca de informações. Isso foi algo que, de início, acabou abalando sua fé. Mas com o passar do tempo tudo foi se restabelecendo, e após conhecer Erica, eles firmaram uma aliança para irem atrás da verdade.

Outro personagem de destaque é Chad Decker, um âncora de um telejornal cheio de ambição, o que leva Anna a ter grande interesse em utilizá-lo para persuadir os habitantes da terra através da mídia. A princípio, ele se entusiasma com a conquista, mas depois descobre que tudo na vida tem um preço.

Muitas reviravoltas e descobertas acontecerão na trama. A Quinta Coluna conseguirá se fortalecer e fazer grandes avanços. Mas com o poderio dos visitantes e seu contingente elevado, nada será fácil para os revolucionários. Só adianto uma coisa: por trás da aparência atrativa de todo V se esconde sua verdadeira identidade, que não é tão bela assim. 

A Warner teve a brilhante idéia de criar dois diferentes canais em seu site oficial para divulgação da série. Um dos canais é direcionado aos interessados pela resistência, e o outro, aos seguidores dos Visitantes. Foi uma ótima sacada, que você pode conferir aqui (resistência) e aqui (seguidores).

Promo da série


Veja um vídeo promocional que mostra a chegada dos Visitantes no Rio de Janeiro aqui.

Pontos fortes: O tema sempre se mostrou atrativo, e alienígenas nunca estarão fora de moda na mídia. Então, qual seria o problema de V? O fascínio que trás extraterrestres entrando em contato com humanos é algo que consegue reter o interesse de muitos incrédulos. Não por acreditarem em vida fora da terra, mas pela curiosidade de saber como seria essa existência. A produção é excelente, os efeitos foram muito bem criados, os atores se encaixaram perfeitamente em seus personagens. Destaque para Morena Baccarin e sua atuação tão brilhante, que as vezes nos faz pensar que é realmente um ser extraterrestre ou um personagem computadorizado, tamanha beleza e qualidade na sua representação. A única coisa que consigo me lembrar para reclamar é de uma cena que se passa dentro da nave principal que ficou meio artificial demais. Mas são meros detalhes que não conseguem ofuscar a trama.

Pontos fracos: O problema dos remakes é a comparação, que é impossível não fazer. Muitas expectativas são criadas e nem todas conseguem ser superadas. Mas o que falar de V? Após o primeiro capítulo as indagações são tantas que até aqueles que não se identificam com histórias de ficção acabam se interessando em achar respostas. Ainda não tenho nada a reclamar da produção, sendo que acompanho os episódios semanalmente. Só ficará ruim caso acabe fantasiando além do que nossa imaginação permite e se perdendo nas descobertas e excesso de informação. O tema é tão discutível e aberto a tantas possibilidades que não é difícil isso acontecer. Mas se V continuar a demonstrar essa linearidade da história e acompanhar o desenvolvimento dos mistérios apresentados, terá em suas mãos a receita do sucesso. Tenho que salientar também que o público aficionado no gênero não deixará barato e que a série terá que saber ousar para contentá-los.

Avaliação pessoal da série (0-10): 9 pts, por se manter uma história envolvente e misteriosa

2 comentários:

  1. adorei seu blog... vou querer baixar V e conferir... muito interessante.. beijos

    ResponderExcluir
  2. Brigada Thaissa! "V" vale muito a pena, aposto que vai gostar! Assista e depois volte aqui pra compartilhar sua opinião..

    ResponderExcluir