quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Skins (US)

Informações técnicas
Categoria: Série
Gênero: Dramédia adolescente
Produtores: Bryan Elsley e Jammie Brittain
Elenco: Britne Oldford, Camille Crescencia-Mills, Daniel Flaherty, Eleanor Zichy, James Milo Newman, Jesse Carere, Rachel Thevenard, Ron Mstafaa e Sofia Balck D'Elia
Data de estréia: 17/01/2011
Temporada: 1a
Canal de exibição: MTV (EUA)
Dia e hora de exibição: segunda-feira, às 21:00h

Eu tenho que dizer que não entendi muito bem a intenção da versão americana de Skins. Há muito tempo atrás, por indicação de uma amiga, acabei assistindo a versão original de tanto que ela me falava da série. Quando peguei o calendário das estreias de 2011 dos EUA e vi que Skins seria produzida na terra do Tio Sam, imaginei que a MTV (já conhecida por suas produções nada convencionais) iria fazer algo mais inovador do que a versão britânica. E eis que assistindo ao piloto americano me surpreendi em ver que aquele episódio que vi a tanto tempo atrás estava se repetindo, sendo praticamente copiado, mas com personagens diferentes e sem aquele sotaque que eu adoro.

Aos que já assistiram a Skins original, quando eu fizer uma sinopse do episódio aqui todos vão entender. Vamos lá:

Tonny, é o líder da gangue teen. Na primeira cena vemos que a colcha de Tonny, que antes tinha o desenho de uma mulher nua, foi substituída por uma com estampa de aranhas. Os menos espertos que fiquem atentos, já que a serie americana promete deixar muita coisa implícita.

Seu melhor amigo é Stanley (o antigo Sid), que continua sendo preguiçoso, porco e desatento. A missão de Tonny é fazer com que seu amigo perca a virgindade, já que vai fazer 16 anos e até agora continua no 0 x 0. Encarando isso como uma questão de honra, Tonny arma um plano para que tudo seja resolvido naquela noite.

Ele tem uma namorada chamada Michelle, por quem Stan tem uma paixão secreta, mas mesmo esse fato não o impede de se inscrever espertamente no coral de uma escola só para garotas para ficar rodeado por elas. E assim, como nunca tem ninguém do sexo oposto por perto, todas são apaixonadas por ele, que passa uma imagem de garoto bonzinho na frente dos outros. A garota mais popular da escola de meninas ricas o convida para ir a sua casa e levar todos os seus amigos, porque seus pais estarão viajado e ela vai dar uma festa. E é lá que tudo vai acontecer.

Para que seu plano seja perfeito, Tonny manda Stan comprar maconha. Como disseram a ele que ninguém em sã consciência transaria com seu amigo, essa era uma forma de deixar as coisas mais simples. Eles também querem lucrar vendendo tudo para os mauricinhos, mas ninguém tem dinheiro para a compra. Assim, descobriram um traficante que vendia a droga fiado, e Stan foi atrás de fazer a negociação.

Acontece que após Stan ir atrás da droga, Tonny ficou sabendo que ninguém mais estava comprando maconha na região, pois uns traficantes entraram no mercado local e não dava para competir com eles. Ele ainda tentou avisar ao amigo, mas já era tarde demais quando a mensagem chegou. E o pior, o traficante empurrou uma quantidade 3 vezes maior na mão de Stan, ameaçando a ir atrás dele caso não pagasse a dívida em 48h.

E na festa tudo desandou. Quando chegaram e viram as pessoas que estava por lá, Tonny e seus amigos resolveram agitar um pouco, mas ninguém quis saber da droga. Stan estava com a menina estranha que topou tirar sua virgindade, mas ela se drogou tanto que acabou apagando. Desesperado, ele vai atrás de seus amigos para tentar salvar a vida da menina. Dentro da casa estava a maior confusão, uma briga desencadeou outra e todos eles saíram correndo para ajudar Stan. Eles roubam um carro e vão correndo pelas ruas, mas ao chegarem ao hospital a menina acorda como se nada tivesse acontecido.

E ai, eles vão parar na beira de um lago e como a noite tinha sido um fiasco, resolveram relaxar um pouco. Enquanto tentam achar seda para enrolar o baseado, eis que o carro começa a andar e eles caem dentro do lago. Todos se salvaram, mas e a maconha e o carro? Agora eles terão que se virar para conseguir pagar o traficante de Stan, que não sabe o que será de sua vida dali pra frente, ainda mais baseado nessa noite em que tudo deu errado.

A mudança principal foi com relação a alguns personagens, pois a essência continua a mesma. Chris continua tendo as mesmas características do Chris original, e aparentemente terá um caso com sua professora. Cadie agora é Cassie; Daisy é Jal; Abbud é o indiano; Tea substitui Maxxie, e vem numa versão lésbica; a irmã de Tonny agora é Emma. Alguém consegue me dar mais alguma diferença?

Promo da série:


Pontos fortes: A série britânica tem como característica marcante mostrar a realidade dos adolescentes de forma bem franca e sem tabus. Drogas, sexo, álcool e muitas festas clandestinas fazem parte da história constantemente. Nada daquela embromação de programas teens como Malhação, aqui a verdade vem nua e crua. O primeiro episódio da versão americana foi praticamente o mesmo da original, mas os palavrões vieram abafados pelo “piii” e alguns cortes em cenas de nudez foram feitos. Já imaginava que os americanos teriam mais pudor em apresentar algo tão escandaloso e verdadeiro quanto Skins, e não sei onde chegarão mudando a série desse jeito. Eu não sou muito fã de tramas adolescentes, mas concordo que Skins tem um bom enredo e histórias engraçadas a partir das situações em que esses jovens com nada na cabeça se metem.

Pontos fracos: Definitivamente Skins (US) não conseguiu inovar. Aqueles que já eram fãs da série, depois desse piloto não vão assistir a mais nenhum episódio. Quem vai querer assistir a mesma coisa só porque agora são outros atores que estão interpretando os mesmos papéis? Os produtores da série afirmaram que a história tomaria um rumo diferente a partir do segundo capítulo, mas eu não estou muito a fim de saber se é verdade. Alguém me conta?

Avaliação pessoal da série (0-10): 5 pts, por ser uma cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário